DEPUTADA AO PARLAMENTO EUROPEU

EUROPA COM O MINHO NO CORAÇÃO

“O REFORÇO DA DIMENSÃO SOCIAL DO FUNDO PARA A TRANSIÇÃO JUSTA É UM MARCO MUITO IMPORTANTE”

Parlamento Europeu deu o seu acordo final ao regulamento do Fundo para a Transição Justa que pretende ser um instrumento de apoio à transição para a neutralidade climática


 

O Fundo para a Transição Justa (FTJ) será um instrumento essencial, para que o caminho para a neutralidade climática ocorra de uma forma socialmente responsável”, referiu Isabel Estrada Carvalhais na sua mais recente intervenção de plenário no Parlamento Europeu (PE).

A deputada portuguesa registou com agrado o facto do PE, com o forte empenho dos grupo dos Socialistas e Democratas, ter conseguido “reforçar a dimensão social deste fundo, garantindo aspetos – como a criação de emprego , infraestruturas sociais, bem como o combate a pobreza energética – como centrais na ação deste instrumento”.

A urgência da crise climática obriga a uma  ação global ambiciosa, mas que no imediato trará impactos sobre o tecido social. Carvalhais, que foi relatora da opinião da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural para este regulamento, lembra que “a agricultura está na linha da frente dos sectores afetados pelas alterações climáticas e é dos principais interessados numa transição justa e bem sucedida, para alcançar a neutralidade climática em 2050”, considerando mesmo que o FTJ agora reforçado “é um marco  muito importante para a concretização dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu”.
O Fundo de Transição Justa

O PE aprovou o acordo sobre o Fundo para a Transição Justa.  Este fundo é uma das formas de apoiar a concretização do Pacto Ecológico Europeu, anunciado pela Comissão Europeia, para criar uma economia competitiva e que trave as alterações climáticas.
Com a neutralidade climática no horizonte, este fundo tem como objetivo atenuar os impactos económicos, ambientais e sociais, em benefício dos territórios mais negativamente afetados pela transição. O apoio do Fundo centra-se em medidas de reconversão económica, na requalificação dos trabalhadores afetados e na assistência à procura de emprego.