DEPUTADA AO PARLAMENTO EUROPEU

EUROPA COM O MINHO NO CORAÇÃO

O APOIO DO FUNDO DE SOLIDARIEDADE É JUSTO E SERÁ DECISIVO PARA OS AÇORIANOS

A proposta da Comissão dos Orçamentos será votada em plenário do Parlamento Europeu na sessão de 17 a 19 de junho

 

Os Açores vão receber 8,2 milhões de euros do Fundo de Solidariedade da União Europeia, que serão um importante auxílio para a recuperação dos estragos provocados pelo furacão Lorenzo, que passou no arquipélago em outubro do ano passado.

 

Em mais do que uma ocasião, a eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais teve oportunidade de comunicar ao plenário “a pertinência e grande necessidade deste apoio, depois das comunidades Açorianas terem sofrido, social e economicamente, os graves efeitos de uma catástrofe natural desta dimensão”.

 

A deputada portuguesa saúda a medida, pois considera que “as regiões ultraperiféricas, como é o caso dos Açores, devem beneficiar de um reforço do financiamento ao abrigo deste Fundo de Solidariedade”, já que “qualquer fenómeno meteorológico extremo nestas regiões tem um impacto ainda mais nefasto e penalizador para as suas populações”.

 

A proposta global de 279 milhões de euros, que contempla ainda regiões de Espanha, Itália e Áustria, igualmente afetadas por catástrofes naturais, foi aprovada na Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu e será votada em plenário do Parlamento Europeu na sessão de 17 a 19 de junho.