DEPUTADA AO PARLAMENTO EUROPEU

EUROPA COM O MINHO NO CORAÇÃO

Extrema Direita e Questões de Género em debate de trabalho

No dia 13 de janeiro, Isabel Carvalhais moderou uma jornada de trabalho no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Extremismo, Populismo, Nacionalismo e Xenofobia do Parlamento Europeu, num debate dedicado à reflexão sobre “Extrema Direita e Questões de Género”.

 

Um momento que contou coma participação da Presidente do S&D, Iratxe Garcia Perez na abertura da sessão, que teve como palestrantes convidadas Andrea Pető e Weronika Grzebalska, duas das melhores investigadoras em questões de género na Europa.

 

“A persuasão da extrema direita junto das mulheres, por via da suposta oferta de alternativas sociais e económicas, deve fazer pensar seriamente no que tem sido o contrato social para muitas mulheres”, considera Carvalhais.

 

OS EUA E O AVISO À DEMOCRACIA
Mais tarde, na reunião do grupo político S&D, Carvalhais repudiou os recentes ataques dos apoiantes de Trump ao Congresso dos Estados Unidos.
Na sua reflexão sobre a democracia europeia, chamou à atenção “para a necessidade de termos instituições democráticas sólidas, que não sucumbam às truculências de proto ditadores”, reforçando que “a União Europeia  não pode esperar sempre pela ação dos EUA e tem por isso de se impor como global actor”.