DEPUTADA AO PARLAMENTO EUROPEU

EUROPA COM O MINHO NO CORAÇÃO

Carvalhais moderou debate do European Food Forum

 

Isabel Estrada Carvalhais participou no dia 14 janeiro no evento “EU Farm to Fork Fireside chat on 2021 actions”, organizado pelo fórum independente European Food Forum.

A deputada ao Parlamento Europeu que integra a Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural (AGRI), moderou o segundo painel desta iniciativa, que pretendeu promover uma discussão sobre a estratégia Farm to Fork, com participações de intervenientes do trio da Presidência do Conselho – Alemanha, Portugal e Eslovénia – fazendo um balanço da estratégia e das atividades a prosseguir em 2021.

Dos padrões de sustentabilidade à rotulagem de alimentos, foram várias as partes envolvidas no setor alimentar, que têm pedido regras coerentes, um ambiente de negócios favorável e um foco mais claro na sustentabilidade, saúde e nutrição.

A coerência entre as diferentes prioridades, num sistema alimentar que é muito complexo, tal como a garantia de apoio dos Estados-Membros num período em que uma abordagem nacional é politicamente mais apelativa, são dois desafios que a CE enfrenta.

 

O EUROPEAN FOOD FORUM 

Este é um fórum não partidário, dirigido por membros eleitos do Parlamento Europeu e visa promover o diálogo aberto sobre sistemas alimentares sustentáveis.  ​​Envolve decisores políticos, mas também agentes da cadeia de abastecimento alimentar, organizações da sociedade civil, investigação e academia, entre outras instituições públicas.