
Isabel Estrada Carvalhais participou no dia 14 janeiro no evento “EU Farm to Fork Fireside chat on 2021 actions”, organizado pelo fórum independente European Food Forum.
A deputada ao Parlamento Europeu que integra a Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural (AGRI), moderou o segundo painel desta iniciativa, que pretendeu promover uma discussão sobre a estratégia Farm to Fork, com participações de intervenientes do trio da Presidência do Conselho – Alemanha, Portugal e Eslovénia – fazendo um balanço da estratégia e das atividades a prosseguir em 2021.
Dos padrões de sustentabilidade à rotulagem de alimentos, foram várias as partes envolvidas no setor alimentar, que têm pedido regras coerentes, um ambiente de negócios favorável e um foco mais claro na sustentabilidade, saúde e nutrição.
A coerência entre as diferentes prioridades, num sistema alimentar que é muito complexo, tal como a garantia de apoio dos Estados-Membros num período em que uma abordagem nacional é politicamente mais apelativa, são dois desafios que a CE enfrenta.
O EUROPEAN FOOD FORUM
Este é um fórum não partidário, dirigido por membros eleitos do Parlamento Europeu e visa promover o diálogo aberto sobre sistemas alimentares sustentáveis. Envolve decisores políticos, mas também agentes da cadeia de abastecimento alimentar, organizações da sociedade civil, investigação e academia, entre outras instituições públicas.