DEPUTADA AO PARLAMENTO EUROPEU

EUROPA COM CORAÇÃO

Carvalhais integrou Missão da comissão de Pescas do Parlamento Europeu a Portugal

De 18 a 20 de julho uma Missão da Comissão de Pescas do Parlamento Europeu (PECH), onde se integrou Isabel Estrada Carvalhais passou por Portugal.

Teve início no Porto, passou por Aveiro e encerrou em Peniche, numa iniciativa que a deputada considerou “muito importante para dar a conhecer à PECH exemplos das apostas que estão a ser feitas na inovação, fundamental para ajudar a economia azul na sua transição verde e digital, e a conhecer melhor as nossas comunidades piscatórias e a indústria transformadora nacional.

 

A missão a Portugal foi liderada pelo Presidente da Comissão das Pescas, Pierre Karleskind – député européen, e contou ainda com a participação dos deputados Manuel Pizarro, João Pimenta Lopes e Maria da Graça Carvalho, e a eurodeputada polaca Elżbieta Rafalska.

 

No 1º dia destque para uma visita à fábrica Conservas Pinhais, em Matosinhos. Fundada em 1920, é a única fábrica de conservas do país que mantém o método tradicional de produção.

Houve uma visita ao CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, que concebe, de senvolnvolve e opera novos produtos e serviços para indústrias tecnologicamente avançadas, nos setores automóvel, mobilidade, aeronáutica, mar e espaço.

Em visita ao Porto de Leixões – a maior infraestrutura portuária da região Norte de Portugale uma das mais importantes do país –  onde terminou o 1º dia da Missão a Portugal, a comitiva contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, onde se encontraram com a Organização de Pescadores – Pro Peixe e o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte

 

O segundo dia da Missão começou com uma visita ao Porto de Angeiras e ao Porto de Matosinhos.

Em Angeiras, a Missão constatou as recentes intervenções tidas neste porto que vieram aumentar a sua segurança de navegação, proporcionar melhores condições de abrigo e reforçar as condições de exercício da atividade da pesca à comunidade que vive exclusivamente da arte piscatória.

 

Em Aveiro, uma visita à Composite Solutions (Vagos), um, excelente exemplo de empreendedorismo jovem, que cria soluções tecnológicas inspiradas nos princípios da economia circular e com enorme potencial para o desenvolvimento da economia azul.

 

Este segundo dia terminou na Universidade de Aveiro para conhecer o CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, mais concretamente um dos seus projetos: o NAVSAFETY, que tem como principal fundamento desenvolver tecnologia que permita a monitorização, em tempo quase real, de embocaduras em estruturas portuárias.

 

A missão foi ainda ao projeto da SEAentia numa oportunidade de partilhar esta experiência com PECH, com um projeto alinhado com a #ustentabilidade ambiental, a diminuição da pegada carbónica, a circularidade, e simultaneamente a garantia da segurança alimentar.

 

No último dia a Missão a Portugal esteve em Peniche, onde teve a oportunidade de visitar o Peniche Ocean Watch e conhecer um projeto de economia circular que permite a reutilização das redes de pesca. Um projeto com uma forte dimensão social, desenvolvido em colaboração com a Cercipeniche.

 

Houve ainda uma visita à BitcliqTechnologies, em Peniche, num encontro com a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, o Vereador Ângelo Marques e ainda o Diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria, Sérgio Leandro.

A BitcliqTechnologies é uma startup Blue Tech de inovação digital que aposta no desenvolvimento de soluções de informação inteligentes com foco na área marítima.