DEPUTADA AO PARLAMENTO EUROPEU

EUROPA COM O MINHO NO CORAÇÃO

A PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARA A UE

A Comissão Europeia apresentou no dia 27 de maio a sua nova proposta para o Quadro Financeiro Plurianual de 2021-2027, no valor de 1,1 biliões, a que se junta o Plano de Recuperação de 750 mil milhões de Euros.
A este montante juntam-se 540 mil milhões de euros aprovados no Conselho Europeu de abril, distribuídos pelo Mecanismo de Europeu de Estabilidade (até 240 mil milhões), pelo Programa Sure de combate ao desemprego (até 100 mil milhões de euros) e o fundo de garantia do Banco Europeu de Investimento para empresas em dificuldades, em particular PMEs e que vai até aos 200 mil milhões de euros.

 

Será com este pacote que ascende aos 2,4 biliões de euros, que a Comissão Europeia propõe responder às múltiplas frentes de batalha e desafios que o futuro coloca, acrescidos pelos impactos negativos da pandemia ainda em curso. Será destes valores que sairá também o apoio para a concretização do Pacto Ecológico Europeu, do qual fazem parte a Estratégia da Biodiversidade e a Estratégia do Prado para o Prato, numa parceria estreita e justa, assim esperamos, com os agricultores, os pescadores e os aquacultores europeus. Contudo, esta proposta terá ainda de ser negociada pelo Conselho Europeu, e aprovada em sessão plenária do Parlamento Europeu.