DEPUTADA AO PARLAMENTO EUROPEU

EUROPA COM O MINHO NO CORAÇÃO

“A educação alimentar tem muita importância no modo como a sociedade se relaciona com a produção de alimentos”

Isabel Carvalhais participou no webinar “Sistemas Alimentares Sustentáveis em tempos de crise global”, organizado pela FAO, no âmbito da Aliança Europeia Parlamentar contra a fome e a subnutrição.
A deputada falou da importância que a educação alimentar tem para a transformação do modo como a sociedade se relaciona com a produção de alimentos, em particular os agrícolas e piscatórios. “A criação de sistemas alimentares mais sustentáveis implica uma alteração de ângulo na estratégia “do prado para o prato”, tornando-a também em estratégia “do prato para o prado”. O enfoque no prato significa uma aposta muito séria e de longo prazo na mudança dos sistemas de educação. Mas esta inversão dos termos, para ser eficaz, implica recursos, novas políticas, e sobretudo vontade global para transformar o nexo produção-consumo.”
“Além disso, ao pensar na educação alimentar, no combate ao desperdício alimentar, não podemos esquecer que muitas sociedades não têm a mesma ampla paleta de opções para enveredar por novos padrões de consumo. Temos de pensar e agir de forma integrada.”
“Estaremos preparados?” rematou a eurodeputada.