DEPUTADA AO PARLAMENTO EUROPEU

EUROPA COM CORAÇÃO

“A agricultura biológica é um dos pilares essenciais para a transição para sistemas alimentares mais sustentáveis.”

“A agricultura em modo de produção biológico é, sem dúvida, um dos pilares em que assenta o caminho da União Europeia na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis”. A mensagem foi transmitida pela deputada minhota Isabel Carvalhais, no decorrer de um evento que atribuiu as distinções Biolog2022 a produtores biológicos nas áreas da Inovação, Sustentabilidade Social e Agricultura regenerativa, em Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.

 

De acordo com a deputada ao Parlamento Europeu, “o reconhecimento desta importância está bem presente naquelas que são as linhas orientadoras mais recentes a nível europeu. Um reconhecimento também bem patente na acção do Parlamento Europeu sobre esta matéria, nomeadamente na resolução adoptada Maio passado, em que são salientadas as inúmeras externalidades positivas deste sistema de produção”.

 

Referindo-se ao objectivo avançado a nível europeu, de até 2030 25% dos terrenos agrícolas serem dedicados à Agricultura Biológica, a deputada minhota sublinha que “é um objectivo ambicioso, mas desafiante”. Isabel Carvalhais acrescentou que “o caminho não será fácil, mas o traçar destes objectivos tem a mais-valia de estimular o debate político, o desenvolvimento da investigação científica, e a adopção de soluções inovadoras, ou mesmo já existentes, para podermos avançar neste caminho de forma sólida”, considerou a deputada.