DEPUTADA AO PARLAMENTO EUROPEU

EUROPA COM CORAÇÃO

A ABORDAGEM LEADER CONTRIBUI INEGAVELMENTE PARA OS OBJETIVOS GLOBAIS DA UE

A eurodeputada socialista Isabel Carvalhais participa no Congresso Europeu LEADER 2023, que se realiza nos dias 18 e 19 de Dezembro no hemiciclo do Parlamento Europeu em Bruxelas.

 

Perante uma plateia com cerca de 600 pessoas em representação de diversos Grupos de Ação Local de toda a Europa, redes rurais nacionais e regionais, autoridades de gestão, e instituições europeias, Isabel Carvalhais afirmou que o LEADER “tem feito mais ao longo de 30 anos pelo valor da solidariedade, da inclusão e da justiça, e pela defesa da própria democracias nas nossas zonas rurais, do que muitos discursos políticos simpáticos”.

 

E por essa mesma razão, Isabel Carvalhais considera que será sempre injusto tentar submeter o LEADER a uma visão meramente contabilística, uma relação custo-benefício simples, até porque, sublinha, “é difícil avaliar todos os benefícios do LEADER, mas tal não significa que tais benefícios não estejam lá”.

 

Dando como exemplo a importância de projetos vocacionados para a saúde mental e o bem-estar global de populações idosas em meios rurais e remotos, a eurodeputada lembra que há benefícios sobre o capital humano que são simplesmente de valor incalculável, que não podem ficar sujeitos a resultados segundo uma lógica de eficiência financeira.

 

Nesse sentido, afirma:

 

A abordagem LEADER contribuiu e contribui inegavelmente para os objetivos globais da União Europeia e, por conseguinte, o que precisamos é de a tornar mais forte e mais eficiente.”

 

Organizado pela ELARD (EUROPEAN LEADER ASSOCIATION FOR RURAL DEVELOPMENT), o objetivo do Congresso é o de fazer um balanço do desenvolvimento rural na Europa, em particular no contexto da revisão pós-2027 das políticas europeias, dar um lugar e uma voz às zonas rurais no hemiciclo do Parlamento Europeu e destacar os desafios relacionados com as zonas rurais.

 

Outras informações: 

 

– O LEADER é um programa europeu que visa envolver os intervenientes locais nas zonas rurais no desenvolvimento das suas próprias regiões, através da formação de Grupos de Acção Local (GAL) e da conceção e implementação deestratégias. O programa LEADER já existe há quase 30 anos. Até agora, foram criados mais de 2500 GAL, abrangendo mais de 50% da população rural da UE. Além da cooperação, o LEADER é caracterizado por outras 6 características principais: estratégias de desenvolvimento local baseadas no território; trabalho em rede; abordagem ascendente na elaboração e implementação das estratégias; ações integradas e multissectoriais; inovação; parcerias público-privadas locais

http://elard.eu/leader-clld/